Treinamento Resistido e seus benefícios

TREINAMENTO RESISTIDO = MUSCULAÇÃO

Você sabia que os benefícios da musculação vão muito além do corpo definido?

Quando falamos em treinamento resistido ou musculação, estamos nos referindo ao treinamento em que o corpo se movimenta em alguma direção contra algum tipo de força oposta. Quer exemplos? Muito bem; levantamento de pesos livres e exercícios em equipamentos hidráulicos (conhecidos como aparelhos de musculação)

shutterstock_269304317

A musculação é, e sempre será das atividades físicas, a mais importante e com maior número de benefícios quando bem orientada e praticada corretamente. E os benefícios vão muito além de um corpo definido:

1 – Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui a quantidade de gordura do corpo

2 – A musculação auxilia a combater a perda de massa muscular que é acentuada a partir dos 30 anos, deixando, portanto, o corpo mais jovem

3 – A musculação protege os ossos. Ter músculos mais preparados protege as articulações, evitando torções e lesões. Também diminui as chances de termos osteoporoses, já que músculos tonificados servem como um colete protetor para nosso esqueleto e estimulam a função do aparelho locomotor.

4 – O coração fica mais ativo, saudável e mais forte.

shutterstock_206186155

5 – Aumenta a flexibilidade. Pode parecer estranho, mas os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação aumentam a flexibilidade, diz um estudo apresentado no encontro da Associação Americana para a Medicina do Esporte. Os resultados mostraram que, bem orientada, a musculação aumenta a flexibilidade tanto quanto o alongamento.

6 – Praticar musculação promove melhoria na saúde: auxilia no controle da diabetes, diminuição do colesterol, diminuição de dores em geral, etc…

7 – Ajuda a fazer amigos – pessoas com objetivos semelhantes tendem a conversar e trocar experiências

A musculação faz uso de estratégias de treino que devem ser sempre minuciosamente escolhidas por profissional de Educação Física independentemente de o treino ser direcionado a atleta ou aquele que esteja à procura de saúde ou estética. Apenas um profissional habilitado poderá prescrever com eficácia o treinamento para alcançar objetivos individuais.

Para que o praticante tenha resultados positivos é de suma importância que sejam avaliadas questões como: objetivo, limitações, disponibilidade de tempo, alimentação e claro diferenças biológicas.

A musculação é fundamental para melhorias na performance e prevenir lesões na prática de outras modalidades. Estes dois argumentos são ótimas referências para que praticantes ou atletas, façam uso da musculação no seu dia a dia.

O treinamento é muito importante em todos faixas etárias desde que orientado por um profissional capacitado que possa ensinar os movimentos corretos e que os estímulos possam ser progressivos.

Isto é muito sério: A musculação, sem orientação de profissional de Educação Física qualificado traz diversos malefícios

A prática de musculação sem orientação e acompanhamento de profissional pode provocar: fadiga mental, deterioração de funções vitais, redução de desempenho, seguido de alterações como insônia, cansaço, dores musculares, irritação, ansiedade, agressividade, cefaleia , problemas articulares, aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos alterados e principalmente lesões. Essas lesões afetam ossos, articulações, ligamentos e músculos.

A importância do profissional de Educação Física é extrema, pois ele é o único profissional habilitado e que tem conhecimento para ministrar a prática da atividade física e do esporte com segurança e coerência na busca dos objetivos buscados pelo praticante

Para sua segurança realize atividades físicas sempre sob orientação de Profissional de Educação Física com CREF

shutterstock_274028522

 

Então vai a melhor de todas as notícias agora:  a musculação pode e deve ser aderida por qualquer pessoa que procure uma vida mais saudável!

Venha praticar você também!

Compatilhar esse conteúdo:

0