Tapioca no Pré e Pós-Treino

TAPIOCA NO PRÉ E PÓS-TREINO 

Antes de entendermos as vantagens e desvantagens da tapioca, vamos relembrar um pouco a sua história… A farinha de tapioca é um produto característico das regiões norte e nordeste do Brasil.

É produzida a partir da fécula extraída das raízes da mandioca, possui elevado teor de amido, baixo teor de proteínas e lipídios, e naturalmente não possui glúten.

tapioca

Atualmente, a tapioca está sendo muito utilizada em substituição ou como variação ao pão, farinha em preparações doces e salgadas. Porém não possui valor calórico baixo: informe nutricional 341 kcal em cada 100 gramas, por isso,deve ser utilizada com moderação e atenção aos recheios!

A tapioca é um carboidrato complexo, de alto índice glicêmico (IG: 115), ou seja, é de fácil digestão e absorção, sendo considerada uma fonte “rápida” de energia. 

Vamos lá! Opções para consumo da tapioca: 

No pré-treino: nesse momento você pode consumi-la junto com chia, linhaça ou aveia (pode ser na massa ou no recheio), o consumo de fibras irá ajudar a diminuir o índice glicêmico, e aumentar a saciedade. Isto irá te manter mais disposto durante todo o treino!

Aveia_Linhaca

No pós-treino: o ideal nessa ocasião, é o consumo da tapioca aliado à uma fonte proteica, como ovo mexido; cottage com peito de peru; atum com cenoura ralada; frango desfiado, ricota e salsinha; tofu com cogumelos.

Outra opção muito bem aceita é a crepioca.

Na receita da crepioca misturam-se duas colheres de tapioca com um ovo (caso prefira pode utilizar só a clara). A tapioca aliada à proteína irá ajudar na recuperação de massa muscular e é uma ótima fonte de energia.

Outra dica para o pós-treino, é acrescentar aos recheios tomate, alho porró, palmito, alface, rúcula, cenoura, beterraba ralada, berinjela e abobrinha grelhada, espinafre. Além de conferirem cor, sabor e textura prazerosa, aumentam o teor de fibras, vitaminas e minerais.

De um modo geral, a tapioca é sim uma ótima alternativa em substituição às farinhas brancas, como o pão francês, por ter rápida digestibilidade e ser isenta de glúten e sódio.

peito_peru_cottage

 

Portanto, opte sempre por escolhas saudáveis e sempre em caso de dúvidas, procure um Nutricionista esportivo, que irá sanar todas as suas dúvidas em relação à alimentação correta do pós e pré-treino.

Leia a matéria no Blog Nutricore:

Tapioca no pré e pós-treino

Renato M Lorenzon – Nutricionista Clinico e Esportivo / Nutricore

 

Parceiro TOMOVE Sports

Compatilhar esse conteúdo:

0