O inverno chegou! Você vai usar isto como desculpa para interromper suas atividades físicas?

shutterstock_113152471

Ah o inverno e nossas desculpas!

Frio, umidade, introspecção e repouso, o inverno é um convite a tentação de hibernar, em meio a edredom, chocolate quente e o conforto de casa. Tudo se torna desculpa para deixar a atividade física para o verão: o frio, a chuva, a preguiça…

Algumas pessoas se deprimem nesta estação, tendo uma queda na produção de serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar, causando tristeza e desânimo, com isto, sentem menos vontade de sair, buscam refúgio na comida e acabam engordando, ou simplesmente abandonam as atividades praticadas durante o ano.

shutterstock_279113108

Torne o frio um aliado!

Poucas pessoas sabem  que, com o clima mais frio, o metabolismo fica mais acelerado e consome mais energia para manter sua temperatura normal, queimando mais calorias para manter-se aquecido.

Desta maneira, as pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.

Porém os resultados irão depender da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente da alimentação.

shutterstock_222019423

Cuidados para a prática esportiva em baixas temperaturas:

1 – Use roupas leves e confortáveis que não prejudiquem os movimentos, mas que mantenham o corpo aquecido;

2 – No frio a musculatura está mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso alongar o corpo antes de partir para o aquecimento;

3 – O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo prolongar o aquecimento em ritmo mais lento e por período maior que o habitual;

4 – Para evitar que a temperatura do corpo baixe, realize os exercícios de forma que os intervalos entre eles sejam breves;

5 – A temperatura fria diminui a percepção de sede. Não espere sentir sede para hidratar-se. Seu corpo irá perder líquido durante a atividade. Beba água antes, durante e depois dos exercícios;

6 – Procure praticar atividades ao ar livre em horários que a temperatura esteja sobre 14º.                                              “Os exercícios deveriam ser praticados em temperatura média de 20 graus. O frio é uma agressão ao corpo. Exercitar-se em marcas inferiores a 14 graus representa risco à saúde. Isso porque ocorre uma vasoconstrição, que faz com que o sangue não chegue suficientemente onde deveria – e o organismo sente muito”, diz o cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb, do Sport Check-up do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

Durante a estação os especialistas apontam que é necessário seguir algumas orientações, como: pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite devem ter cautela quanto à prática de atividades em ruas e parques.

Consulte seu médico, nutricionista e um profissional de Educação Física para tirar o melhor proveito desta estação!

Compatilhar esse conteúdo:

0