Natação muito além de Quatro estilos

Quando pensamos em natação, a primeira lembrança que nos vem à cabeça é o esporte em si, e seus atletas campeões, ídolos olímpicos como Gustavo Borges, Fernando Scherer, Cesar Cielo, Michael Phelps entre outros tantos nadadores profissionais. Porém a importância da natação vai muito além de que você ou seu filho se tornem campeões olímpicos no futuro. Mais do que apenas um esporte olímpico, saber nadar é primordial para um convívio seguro do ser humano com o meio líquido.

Porque é importante saber nadar?

Saber nadar pode ser a diferença determinante na vida de uma criança que cai acidentalmente em uma piscina, lago, etc. Para os adultos também é muito importante o domínio da natação, pois vivemos em um país tropical que faz calor grande parte do ano, rico em lagos, represas, rios e cachoeiras e ainda possui mais de 9 mil quilômetros de extensão de praias.

natacao02

Em qual idade deve-se aprender a nadar?

Não existe idade para começar a natação. Bebês, crianças, adultos e pessoas da melhor idade, tem condições de aprender a nadar. Obviamente que para cada faixa etária existe um objetivo, diferenciando volume e intensidade das aulas.

Pessoas que possuem medos e até mesmo fobia de água devem ter uma progressão cautelosa nas aulas e serem orientados por profissionais pacientes que estarão dentro da água para maior confiança do aluno.

A natação pode ser praticada por todos, independentemente de sexo, idade ou biotipo. Além disso, é indicada para a prevenção e tratamento de vários problemas de saúde como Asma, alergias, diabetes, ansiedade, depressão, doenças cardiovasculares, alto colesterol, obesidade, hérnias de disco entre outros.

natacao01

Esporte completo, você já ouviu isso não é mesmo?

Este título é dado por a natação recrutar grande parte dos grupos musculares e articulações do corpo em sua pratica, sem causar muito impacto nestes sistemas. Nadar proporciona diversos benefícios à saúde humana, entre eles:

  • Melhora do condicionamento físico e resistência física
  • Aumento da capacidade circulatória e respiratória
  • Ganho de força e tônus muscular
  • Melhora da autoestima
  • Relaxa a musculatura
  • Alivia dores articulares
  • Melhora da coordenação motora
  • Melhora da concentração e raciocínio
  • Reduz os efeitos do envelhecimento
  • Baixo impacto
  • Ampliação dos movimentos articulares
  • Melhora na flexibilidade

natacao04

E não pense que aprender a nadar termina depois que você aprende e aperfeiçoam os quatro estilos, existem desafios como travessias de rios, lagos e mares e diversos de esportes aquáticos a serem explorados!

Então não deixe pra amanhã e comece a nadar HOJE! Bons treinos e boas braçadas!!!

natacao03

Professor Kaue Tedesco

Professor Kaue Tedesco

Cref: 99220 G/SP
Vice Campeão Paulista em águas abertas na categoria Master A 2015
Terceiro colocado Paulista em águas abertas na categoria Mater A 2014
Professor Kaue Tedesco

Últimos posts por Professor Kaue Tedesco (exibir todos)

Compatilhar esse conteúdo:

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *