Caminhada e corrida

Você já deve ter ouvido falar do bem-estar que a caminhada e corrida proporcionam certo?

Vamos então, neste texto, dar maiores motivos ainda para você começar sua jornada em direção a melhor qualidade de vida.

CAMINHADA

Se você está sedentário e quer mudar isto, uma das melhores opções para você iniciar este processo é a caminhada leve, que tem uma intensidade menor que a corrida.

“Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana” (Paulo Correia – fisiologista do – Unifesp)

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios incríveis para o humor e a autoestima. Estes já são motivos suficientes para iniciar na modalidade. Mas há muito mais!

caminhada02

A caminhada é uma maneira de prevenir e tratar doenças, como a hipertensão. Se a intenção da pessoa for ser mais ativa, a caminhada simples e leve já é o suficiente. No entanto, se o objetivo for emagrecer ou competir, por exemplo, é melhor optar pela corrida.

CORRIDA

A corrida é indicada para pessoas que tem aptidão e um maior condicionamento físico. Oferece os mesmos benefícios que a caminhada e possui maior intensidade.

A corrida proporciona uma sensação de prazer intensa. Isso porque ao correr há um aumento do metabolismo corporal, ativando vias hormonais que dão a sensação de prazer e bem-estar.

caminhada03

Teoricamente qualquer pessoa sabe correr já que o movimento é bastante instintivo. Mas para evitar lesões e melhorar o desempenho existem uma série de dicas importantes, de alongamento, aquecimento, alimentação e também de roupas e tênis, por exemplo.

Por isto a importância de orientação de Profissional de Educação Física.

A dica principal para quem quer começar a correr é intercalar corrida e caminhada, caprichando sempre na respiração, pelo nariz ou pela boca.

Alguns benefícios da caminhada e corrida:

  • Melhora a circulação
  • Deixa o pulmão mais eficiente
  • Combate osteoporose
  • Afasta depressão
  • Aumenta a sensação de bem-estar
  • Diminui sonolência
  • Mantem o peso em equilíbrio e emagrece
  • Protege contra derrames e infartos
  • Controla a diabete

Importância do calçado adequado:

Outra dica importante seria o calçado ideal, para isso é preciso saber o tipo de pisada de cada um, que pode ser pronada, neutra ou supinada. Algumas lojas de tênis fazem testes para avaliar a pisada, mas professores qualificados também podem orientar.

caminhada01

Resumindo caminhada e corrida são atividades prazerosas e muito benéficas para saúde e qualidade de vida, então, vamos nos movimentar!

Vicente Paulo da Silva

Vicente Paulo da Silva

CREF 059188-G/SP
Pos graduado em treinamento resistido e condicionamento físico
Instrutor e personal-trainer
Vicente Paulo da Silva

Últimos posts por Vicente Paulo da Silva (exibir todos)

Compatilhar esse conteúdo:

2

2 comentários sobre “Caminhada e corrida”

  1. Grande conteudo, muito obrigado por tanta informação de alta qualidade, aprendi muito por ter acompnhado esse seu trabalho de exelente qualidade, continue assim sempre!

    1. Tomove Sports disse:

      Ficamos felizes em termos ajudado. Caminhada e corrida e todas as atividades físicas que auxiliam a termos uma vida com melhor qualidade, é preciso informar para motivar. Envie suas sugestões e teremos prazer em esclarecer suas dúvidas. Abraços. Equipe Tomove Sports

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *