Alongamento e Qualidade de Vida

Antes de falarmos sobre alongamento, precisamos falar sobre flexibilidade.

Flexibilidade

A flexibilidade é uma capacidade física assim como a força, velocidade, agilidade de fundamental importância para o desempenho de atividades físicas e também para a rotina diária da vida de qualquer pessoa.

Quem já não precisou da flexibilidade para pegar um objeto em local de difícil acesso ou, praticando algum esporte, esticar-se para alcançar uma bola? A flexibilidade nos permite ter movimentos mais amplos e consequentemente melhor qualidade de vida.

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Então, como podemos desenvolver nossa flexibilidade?

Alongamento

O alongamento é recomendado para todas as idades, mas não é por se tratar de uma atividade leve que deva ser realizada sem critério. As séries devem ser elaboradas por um profissional de Educação Física, que leve em consideração as condições físicas do atleta e obedeça a uma sequência lógica de execução, acompanhando os movimentos e prevenindo lesões.

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Alguns benefícios da prática de alongamento:

  • Aumento da qualidade de movimentos
  • Melhora na postura corporal
  • Melhora a quantidade de movimentos
  • Diminui riscos de lesões
  • Mais disposição do indivíduo no seu dia a dia e aumento da sensação de bem-estar
  • Melhora na consciência corporal, importante para o equilíbrio
  • Proporciona sensação de relaxamento

Terceira idade e alongamento. Uma atenção especial!

Quanto mais idade, menor a amplitude de movimentos. A terceira idade é caracterizada como um período no qual a realização dos movimentos apresenta grandes restrições, isso acaba dificultando e até impossibilitando a realização de atividades simples, como sentar, agachar, levantar, desse modo, a flexibilidade proporciona uma vida mais saudável e maior independência ao idoso.

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