A importância do exame médico antes de realizar atividades físicas.

Antes de iniciar uma atividade física, saiba que o primeiro passo a ser dado é agendar um exame médico. Por meio da consulta, são avaliados a sua saúde, os seus hábitos, o seu histórico cirúrgico e de doenças na família e a possibilidade de você vir a ter algum problema futuramente.

As consequências de pular esta etapa podem colocar em risco sua saúde e sua vida causando desde uma lesão ou o agravamento de algumas condições clínicas ainda não detectadas podendo levar até mesmo o óbito.

shutterstock_276028382

Obrigatoriedade ou responsabilidade?

Em relação a legislação, há pareceres diversos. A maioria das cidades seguem a recomendação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), que exige apenas uma avaliação PAR-Q (questionário de prontidão para a atividade física) com um professor da área.

Alguns Professores de Educação Física e donos de academias são contra o Exame Médico obrigatório, assim como o Presidente do CONFEF Jorge Steinhilber, que diz: “Se ele (educador físico) identificar algum problema (no PAR-Q), imediatamente ele vai solicitar que essa pessoa faça um exame com um médico especializado”.

Ricardo Abreu, da Associação Brasileira de Academias afirma:  “Se você cria essa barreira, esse interessado ou vai ficar sedentário ou vai praticar atividade física sem orientação nas áreas públicas.

Já o cardiologista e médico do esporte Dr. Nabil Ghorayeb considera que um exame médico completo deveria ser exigido de todas as pessoas que querem se matricular em uma academia.

Independentemente da legislação, o exame deve ser um comprometimento seu com sua saúde, afinal o maior interessado na manutenção de sua saúde, tem que ser você!

shutterstock_192182435

A avaliação a cada seis meses só traz benefícios

Avaliação cardíaca

Durante um exame médico o rastreamento de doenças muda de acordo com a faixa etária, mas deve ser realizado tanto em jovens praticantes de atividades físicas quanto em adultos e idosos.

Para os jovens e adultos jovens é necessário rastrear Cardiopatias Congênitas (doença cardíaca presente no nascimento) e Arritmias Cardíacas, podendo ser descobertas em uma simples ausculta cardíaca realizado por um médico Clínico Geral.

Para adultos e idosos deverá ser rastreado Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Arritmias Cardíacas e Insuficiências Coronárias (obstrução das artérias que irrigam o coração) com a Ausculta Cardíaca e outros exames mais específicos realizados por médicos Cardiologistas, pois há aumento do risco cardiovascular que nestas faixas etárias.

O Aparelho cardiovascular pode parecer perfeitamente normal em repouso e extremamente alterado durante o esforço, somente um profissional médico poderá avaliar os reais riscos.

 

Qual tem sido seu comprometimento com seus exames?

Antes de realizar alguma atividade física sempre procure um médico.

                                                     

 

 

Compatilhar esse conteúdo:

0